Doenças mais comuns na velhice

quinta-feira, 2 de junho de 2011

            Quando vai chegando na terceira idade a tendência do surgimento de doenças nos idosos é muito grande, pois o sistema imunológico nesta fase da vida, na maioria dos casos, já está debilitado. Geralmente é por volta dos 60 anos que os idosos sentem as mudanças no organismo. Começam a conviver com a diminuição da visão e da audição, alterações da memória e odontológicas, insônia entre outras características.
            De acordo com o Ministério da Saúde, as doenças mais comuns nos idosos são: Doenças cardiovasculares: Infarto, Angina, Insuficiência Cardíaco; derrames; câncer; diabetes; pneumonia; enfizema e bronquite Crônica; infecção urinária; osteartrose; hipertensão; catarata e a mais comum osteoporose. Essa doença é causada pelo enfraquecimento dos ossos e nas mulheres o risco é sete vezes maior, segundo o ministério da saúde.
            Segundo a aposentada Cícera Rodrigues, 66 anos, descobrir que estava com diabetes foi um enorme choque para ela. “Faz dois anos que eu soube através de um exame de glicose, que eu estava com diabetes, o que mais dói é saber que essa doença não tem cura e que eu fico restrita a muitas comidas e não posso nem pensar em comer doces. Ainda por cima, duas vezes no dia, eu tenho que tomar insulina, foi difícil de acostumar com isso, mas são coisas da vida. Principalmente nessa idade, a gente vai ficando fraco, sem força, limitados a fazer muitas coisas e isso gera uma tristeza muito grande em mim, saber que eu não tenho condições de seguir com o mesmo ritmo de antes,” afirma.
            Há doenças que, mesmo com a prevenção, podem surgir na terceira idade principalmente às genéticas, como diabetes e osteoporose. Por isso, recomenda que os idosos façam visitas pelo menos uma vez por ano ao médico e realize exames e utilizem vacinas como forma preventiva de identificar e combater as doenças em sua fase inicial facilitando o tratamento e a proteção da saúde.
            Uma alimentação balanceada com muita proteína, carboidrato, vitaminas e menos gordura, criam imunidades fazendo com que o organismo fique longe de gripes, viroses, e outras doenças que se tornam mais frequentes nessa fase.

Assista os vídeos abaixo.

1 - Transtornos psíquiátricos

2 - Terapias para idosos
 

0 comentários: