Vida saudável para os idosos

quinta-feira, 2 de junho de 2011

            A boa alimentação e o exercício físico trazem melhores condições de saúde para todos, o que proporciona mais disposição e evitar diversas doenças.  Contudo, isso se torna fundamental para pessoas da terceira idade, pois, nessa fase da vida a idade avançada contribui para vários fatores que faz com que os idosos sofram por enfraquecimentos e falta de elasticidade.
            Porém, adotando o hábito de realizar uma atividade física e uma alimentação balanceada os problemas nessa idade podem ser reduzidos e consequentemente trará boa qualidade de vida.
            A aluna da Academia da Cidade voltada para idosos, Fernanda Costa, 75 anos, faz caminhadas e outros exercícios físicos todos os dias. “Meu médico sempre me incentivou a fazer essas atividades. Faço principalmente porque gosto e porque me sinto mais disposta no dia-a-dia, apesar da minha idade eu me sinto muito mais nova e esses exercícios me fazem querer viver mais”, fala.
            Além disso, Fernanda faz uma alimentação balanceada para seguir juntamente com os exercícios. “Como frutas, legumes, peito de frango grelhado, suco, leite, iorgute, nada de massas e refrigerantes. Tenho diabete e sei da grande importância de fazer uma boa alimentação e isso vem me ajudando muito a conviver com a doença que não tem cura mas que pode ser controlada”, diz ela.
            A professora da Academia da Cidade, Clarisse Sobreira, conta que sente muito feliz em poder ajudar os idosos a fazer exercícios físicos e fica a cada dia que se passa, mais admirada com a disposição deles. “É uma honra fazer esse trabalho, eles têm muita força de vontade, nunc a reclamam de nada, eles são muito mais ativos do que muitos jovens de hoje em dia. Quero um dia chegar a essa idade e ser igual a eles”, enfatiza a professora.
            Quando o assunto é alimentação saudável, a nutricionista Mayanne Ribeiro explica que desde a infância, uma boa nutrição atua como um dos fatores protetores de doenças atuais e futuras. Assim, a fase adulta constitui um tempo ideal para tomar decisões e fazer um planejamento positivo para a saúde e para a prevenção de doenças. “Doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial sistêmica, obesidade, certos cânceres e osteoporose, mantém forte ligação com a alimentação e o estilo de vida”, conta a nutricionista.
            Também, Mayanne que é fundamental o auxílio de um nutricionista na terceira idade. “Na atenção à pessoa idosa, a consulta ao nutricionista favorece o planejamento e a adoção de uma alimentação saudável, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional e para a qualidade de vida dessa população. Logo, o acompanhamento com o nutricionista deve ser feito idealmente como forma de prevenção”, pontuou.

Assista o vídeo abaixo. 

0 comentários: